Crianças

Crianças
Sinal de Alegria e Confiança

APMI 61 anos de História

APMI – 61 ANOS DE HISTÓRIA

O município de Foz do Iguaçu sofreu nestas últimas décadas uma grande explosão demográfica em decorrência do elevado número de pessoas que vieram de outras cidades para trabalhar nas obras da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional e no comércio de Ciudad Del Este-Paraguai.
O término das obras da Itaipu, a instituição do regime de cotas para as compras de produtos do Paraguai, a criação do Mercosul e a oscilação de turistas na cidade levaram o município ao declínio econômico, principalmente da população que dependia diretamente desses recursos para manterem-se.
Em conseqüência desta realidade, o índice de pessoas à margem da sociedade por serem vítimas do sistema capitalista, aumentou, o que elevou o índice de desemprego, violência, drogadição e miserabilidade na cidade. Sendo assim, pode-se observar que diversas famílias foram atingidas pelas seqüelas da “Questão Social”[1], sendo as crianças e adolescentes as principais vitimas destas relações sociais.
Desta feita, a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância preocupada com esta realidade iniciou no ano de 1947, suas atividades no Município de Foz do Iguaçu, a fim de contribuir com o desenvolvimento social do Município.
Se faz necessário, neste momento, realizar um breve histórico da Associação de Proteção à Maternidade e Infância no município de Foz do Iguaçu.
A Entidade foi fundada em 8 de novembro de 1947, recebendo em seguida as instalações onde funcionava a “Casa da Infância Desamparada de Foz do Iguaçupara que neste local fosse implantado um projeto destinado a oferecer assistência às crianças, filhos de mães que necessitavam trabalhar para ajudar no sustento de suas famílias. Este projeto consistia, basicamente em atender crianças de 03 meses a 06 anos em período integral.
Paralelo ao atendimento das crianças atendidas na creche, a APMI desenvolvia trabalhos com as mães, através do Clube de mães, trabalho este que previa o ensino de diferentes atividades artesanais, tais como: crochê, tricô, bordado e corte e costura.
Cabe ressaltar, que durante a maior parte de sua trajetória a APMI foi orientada por uma Diretoria composta de leigos, que com o passar do tempo, foi encontrando dificuldades em designar quem dirigisse e coordenasse os trabalhos.
Diante desta dificuldade procuraram uma Congregação Religiosa que assumisse estas tarefas, orientando-se com o Bispo Dom Olívio Fazza, o qual animou a Diretora a confiar os serviços a uma Congregação, sendo assim, em 1985, as Irmãs do Sagrado Coração do Verbo Encarnado, as quais tinham sede provincial em Curitiba, instalaram-se neste Município, para assumir esta missão.
No ano de 1995, as Irmãs desta Congregação assumiram a Diretoria, a Administração e a Coordenação Geral dos trabalhos da APMI, onde se encontram até o presente momento.

[1] Compreendemos que Questão Social é o resultado das lutas historicamente travadas entre trabalhadores e proprietários dos meios de produção e de matéria prima, sendo ela manifesta através de múltiplas expressões, tais como a desigualdade social decorrente da sociedade capitalista, expressando também as diferenças encontradas na economia, política e na cultura das classes sociais.

6 comentários:

  1. IRMA FATIMAoimeusparabensportudooquevoçesesta aofazendoestamomorrendodesaudadelembrançasdoallissonnedomaninho

    ResponderExcluir
  2. ocomentarioenota100parabensparaomeucompadrealcidesetambemtodosfiquemcomosenhorjesus

    ResponderExcluir
  3. mais o que é isso?
    injustiça né? a mulher não deve sofrer tanto assim. poxa

    ResponderExcluir
  4. Parabens a todas as Irmas q trabalharam e trabalham nesta obra pra comunidade!
    Foz do Iguacu agradece!

    ResponderExcluir
  5. nossa nunca vou esquecer a minha cresche ... minha infancia kkk mesmo depois de 16 anos que deixei esse lugar.. mas ainda recordo das lembranças que nunca vou esquecer :) fiquei triste por ter demolido minha antiga cresche mas estou feliz por ter outra em otimos estados :) parabens a todos...

    ResponderExcluir
  6. quero parabenizar a toda equipe de colaborador dessa creche que me traz boas lembraças hoje tenho 30 anos mas recordo como se fosse ontem fiqueo dos meu 1 ano a 6 anos de idade e gostaria muito que o tempo volta se tenho recordação festival do sorvete e ate esses tempos atraz eu ainda tinha a minha tacinha do ultimo evento em que participem em 1994

    ResponderExcluir

Retorno das Atividades

Retorno das Atividades
Inicio das Atividades será no dia 07/02/2011

8ª Noite das Cataratas



Com a Presença de Luiza Brunet



Irmã Fatima dos Santos

Estrutura APMI





Setembro de 2010

CELEBRAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS


No dia 10 de Setembro de 2010 foi realizada uma celebração em ação de Graças pelo retorno das crianças na Nova Sede da APMI.
A celebração teve a Participação do Bispo Dom Laurindo e das Irmãs da Congregação do Sagrado coração do Verbo Encarnado que vieram de outras cidades do Estado para essa Celebração.Agradecemos a presença dos pais que trouxeram as crianças e de toda comunidade de Foz do Iguaçu. Muito Obrigada
Talita Duarte

ATIVIDADES NA NOVA SEDE DA


AS atividades iniciaram no dia 23/08/2010 ja na nova sede da APMI, apos 4 anos de espera enfim com muito esforço as crianças retornam para a Sede.

Talita Duarte

AGOSTO DE 2010



Após 4 anos de espera e esforço das Irmãs, funcionários e Comunidade de Foz do Iguaçu, a creche APMI (Associação de Proteção a Maternidade e a Infância) esta chegando a conclusão da Obra Iniciada no ano de 2007.


Estas são fotos recentes do estágio atual da Obra.

"Esperamos receber as crianças, que estavam em um Lugar provisório, neste mês", diz Irmã Fatima, Presidente e Diretora da APMI.

Talita Duarte

ESTÁGIO ATUAL DA OBRA

APMI 2010

Foi realizada no dia 20, 21 e 22 de junho na Paróquia São João Batista, uma festa Junina em comemoração ao Padroeiro da cidade, São João Batista e a APMI esteve presente neste evento. Veja as Fotos





ENTREGA DA MOTO RIFA AGOSTO DE 2010





Inicio