Crianças

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Sinal de Alegria e Confiança

Bilinguismo Bom ou Ruim?

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Fabiana Mascarenhas 07.03.09 Psicologia, bilinguismo infantil, línguas,
Psicologia Quais os efeitos do aprendizado precoce de uma língua estrangeira? Para responder a essa pergunta, uma psicóloga paulista investigou a fundo estudos que apontam vantagens ou desvantagens do bilinguismo em crianças de até quatro anos. Ela concluiu que os possíveis benefícios do ensino de uma segunda língua dependem em grande parte do ambiente em que a criança vive.
De acordo com reportagem da revista Ciência Hoje, embora a língua oficial do Brasil seja o português, é crescente o número de crianças que aprendem outro idioma ainda nos primeiros anos de vida. A importância do inglês no mundo globalizado, a manutenção de línguas indígenas em escolas dentro de reservas e a existência de projetos bilíngues em escolas que ficam nas fronteiras com outros países sul-americanos são alguns motivos para o fenômeno.
A psicóloga Elizabete Flory analisou inúmeros trabalhos brasileiros e estrangeiros sobre o desenvolvimento de crianças que aprenderam duas línguas ao mesmo tempo, ou que pelo menos começaram o aprendizado do segundo idioma antes de dominarem o primeiro. O estudo foi feito durante o doutorado da pesquisadora na Universidade de São Paulo (USP).
Flory verificou que, até meados dos anos 1960, o bilinguismo era mal-visto pela maioria dos estudiosos. Testes feitos nos Estados Unidos compararam crianças bilíngues e monolíngues e apontaram uma possível confusão de identidade e quociente de inteligência (QI) mais baixo naquelas que falavam mais de uma língua.
A psicóloga relacionou essas conclusões a algumas falhas nos testes, que não consideravam a situação cultural ou econômica das crianças analisadas. “Esses testes foram feitos com filhos de imigrantes, que viviam em um ambiente onde sua língua e cultura eram desvalorizadas”, analisa.
Foi a partir de um estudo realizado por pesquisadores canadenses no início da década de 1960 que o bilinguismo começou a ser considerado benéfico. A comparação foi feita entre crianças que partilhavam as mesmas condições socioeconômicas e não sofriam discriminação cultural, no caso das bilíngues.
O resultado chegou a surpreender os pesquisadores: as crianças bilíngues se saíram melhor em 15 dos 18 testes de QI aplicados. Mas Flory também questiona o estudo, argumentando que a psicologia atual não considera que o QI determine a inteligência de uma pessoa. “A inteligência é um conceito relativo, que pode se desdobrar em habilidades distintas”, completa.

Um comentário:

  1. A Importancia do Serviço Social na Educação.

    Não há como formar projetos políticos educacionais se não houver projetos pessoais. Pois, não podemos criar alunos de costas para a realidade histórica, e não entender as conjunturas educacionais o esvaziamento dos direitos, e os desafios do cotidiano. Que impedem a construção da subjetividade de cada aluno, frente aos determinantes sócio-educacionais. O trabalho do Assistente Social na Educação deve levar estratégias aos discentes superando a subalternidade, e entendendo o que é respeitar e ser respeitado, desafiando as políticas reparadoras, pois, elas não são retribuitivas e não produz emancipação das expressões e das práticas que representamos e reproduzimos. Todavia, o Assistente Social por ser um profissional que tem em suas ações mecanismos para desafiar conjunturas, e construir viabilidades em um cotidiano contraditório, levando a justiça com ações e não com discursos. Devemos construir projetos que dê vida através da dialética que é a mediação principal e fundamental. Na inclusão dos direitos sócio-educacionais que pode construir novas identidades, frente à fragilidade dos discentes em uma instituição e na inter-relação discente&docente& família&comunidade.
    Tudo só é urgente, quando temos a intensão de ser múltiplo nas nossas construções, partilhando a importância de uma educação com verdadeiras socializações das informações educacionais e dos direitos sociais. Para que este reflexo esteja em cada discente, de forma capacitada para enfrentar e participar contribuindo para formação de um conhecimento que já foi adquirido, onde poderá mudar mentalidades no que tange aos direitos sócio-educacionais.
    (Assis, Sheyla 2009)

    Postado por Rodrigo
    As.Social APMI

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Retorno das Atividades

Retorno das Atividades
Inicio das Atividades será no dia 07/02/2011

8ª Noite das Cataratas



Com a Presença de Luiza Brunet



Irmã Fatima dos Santos

Estrutura APMI





Setembro de 2010

CELEBRAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS


No dia 10 de Setembro de 2010 foi realizada uma celebração em ação de Graças pelo retorno das crianças na Nova Sede da APMI.
A celebração teve a Participação do Bispo Dom Laurindo e das Irmãs da Congregação do Sagrado coração do Verbo Encarnado que vieram de outras cidades do Estado para essa Celebração.Agradecemos a presença dos pais que trouxeram as crianças e de toda comunidade de Foz do Iguaçu. Muito Obrigada
Talita Duarte

ATIVIDADES NA NOVA SEDE DA


AS atividades iniciaram no dia 23/08/2010 ja na nova sede da APMI, apos 4 anos de espera enfim com muito esforço as crianças retornam para a Sede.

Talita Duarte

AGOSTO DE 2010



Após 4 anos de espera e esforço das Irmãs, funcionários e Comunidade de Foz do Iguaçu, a creche APMI (Associação de Proteção a Maternidade e a Infância) esta chegando a conclusão da Obra Iniciada no ano de 2007.


Estas são fotos recentes do estágio atual da Obra.

"Esperamos receber as crianças, que estavam em um Lugar provisório, neste mês", diz Irmã Fatima, Presidente e Diretora da APMI.

Talita Duarte

ESTÁGIO ATUAL DA OBRA

APMI 2010

Foi realizada no dia 20, 21 e 22 de junho na Paróquia São João Batista, uma festa Junina em comemoração ao Padroeiro da cidade, São João Batista e a APMI esteve presente neste evento. Veja as Fotos





ENTREGA DA MOTO RIFA AGOSTO DE 2010





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